quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Capadócia: a terra dos contos de fada

Nathalia Villaça
nathaliavss@hotmail.com


O tradicional passeio de balão na Capadócia
plus.google.com

O número de visitantes à incomparável região histórica turca aumentou bastante nos últimos três anos - somente nos primeiros oito meses deste ano foram quase dois milhões de turistas, 31% a mais do que o mesmo período de 2016. A Capadócia tornou-se esse fenômeno graças à sua beleza digna de contos de fadas formada por vales cobertos com formações rochosas naturais, cidades subterrâneas, mosteiros históricos escavados em rochas e, é claro, os famosos passeios de balão.
Entre os locais mais visitados da região nos primeiros meses do ano estão o Museu ao Ar Livre de Göreme, um complexo com mais de dez igrejas e cavernas medievais esculpidas por monges entre os anos 900 e 1200; e a Cidade Subterrânea de Kaymakli, um dos lugares mais misteriosos de toda a Europa. A Capadócia possui dezenas de cidades subterrâneas como essa interligadas por túneis, construídas para proteger cristãos da invasão de inimigos. Kaymakli tem cerca de oito andares abaixo do solo, mas apenas os quatro primeiros estão abertos para visitação. 


Museu a Céu Aberto de Göreme
copasturprime.com.br


Os vôos de balão formam, sem dúvidas, a principal atração da Capadócia. Os passeios são realizados durante o nascer ou o pôr do sol e possuem uma vista incrível da região composta por formações cônicas de calcário conhecidas como "chaminés de fada". Não há motivo para ter medo, basta informar-se sobre as melhores companhias - A Royal Balloon e a Butterfly Ballon têm as maiores notas nos sites de avaliação. São cerca de vinte pessoas por balão e o passeio, que dura em torno de uma hora, custa aproximadamente 150€. Não é muito caro, já que a experiência é inesquecível. 
Não é preciso visitar a Capadócia em uma época do ano específica, mas fique atento, pois os balões não levantam voo com mau tempo. Por isso, durante a primavera e o outono são os períodos mais aconselháveis. Para fugir do frio, evite voar no inverno - as temperaturas por lá podem até baixar de zero. E não se esqueça de reservar antes de chegar, o passeio é super concorrido! Para fazer a reserva basta pedir na recepção do seu hotel (a maioria organiza tudo para os seus hóspedes) ou diretamente com alguma das companhias locais. 
A Turquia é uma mistura de Ocidente e Oriente, portanto é de se imaginar que a culinária local seja riquíssima. Destaque para os kebabs, que são sanduíches feitos com pão pita, carne e acompanhamentos, como tomate e alface. Os kebabs são famosos por serem baratos e facilmente encontrados em barracas de rua. Também são populares a carne de cordeiro, as caftas, a sopa de lentilha e os doces, como a baklava e o iogurte. Na Turquia, é hábito deixar gorjetas de 5 a 15% do valor cobrado para o garçom. Como a região é bem rudimentar, cartões de crédito não são aceitos em todos os lugares, por isso troque seu dinheiro por algumas liras turcas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noronhe-se: Fernando de Noronha, a ilha mais cobiçada pelos famosos e dona da praia mais bonita de 2018

Letícia Ponso lele.ponso@hotmail.com Morro dos Dois Irmãos - Fernando de Noronha yellow.local.ch   O arquipélago Ferna...