quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Deserto do Atacama Dicas para você explorar o norte do Chile

Letícia Ponso
lele.ponso@hotmail.com

Neste post você vai encontrar um guia do deserto mais alto e mais seco do planeta. Localizado no norte do Chile até a fronteira do Peru, o Atacama apresenta uma paisagem sensacional com salar, vulcão, lagoas, formação rochosa e um dos melhores lugares para observar as estrelas. Pode parecer coisa de outro mundo como marte e a lua, mas essa maravilha de paisagem fica bem pertinho do Brasil!


# Roteiro de passeio:

O tempo ideal para curtir as belezas do Atacama em um ritmo tranquilo e sem deixar nenhum dos principais passeios de fora são de 7 dias ( 6 noites) para  que o corpo ao longo dos dias se acostume com as mudanças bruscas de altitude.
Na hora de escolher o roteiro tem que ser levado em consideração a aclimatização. Por se tratar de uma zona de altitude, o corpo precisa ir se adaptando. Comece por atividades que estão a 2.500m e deixe as que ultrapassam os 4.000m para o final. Abaixo segue uma lista de passeios para que você aproveite e vê as maravilhas desse lugar:


1° ou 2° dia: Valle de La Luna e Valle de La Muerte


A 17 km do povoado de San Pedro de Atacama encontramos um dos cartões postais do deserto, na área da Cordilheira de Sal: o Valle de la Luna.No Valle de La Luna e no Valle da La Muerte a cordilheira forma desenhos que não parecem fazer parte do nosso mundo. Areia e pedra em tons de vermelho, dourado e cinza ora lembram a superfície da lua, ora lembram a superfície de Marte, e não há melhores boas-vindas para a sua viagem ao deserto. Assim como sua coloração e texturas únicas, o pôr do sol é uma das coisas mais lindas de se ver.

Curiosidade: Eles possuem esses nomes porque lembram a superfície da lua e de marte (O nome foi dado por um Francês e que foi entendido errado, de  marte foi compreendido como muerte)

Duração: meio dia, geralmente no turno da tarde. Altitude: 2.500 m. Preço: entre 10.000 e 50.000 pesos chilenos, mais a entrada de 3.000 CLP (novembro/2017).

Valle de La Luna
seumochilao.com.br



 1° ou 2° dia: Salar de Atacama


O Salar de Atacama é enorme e é a 3° maior salinas do mundo. Nesta excursão há diversas atrações, entre elas a Laguna Chaxa (faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos) um excelente ponto para observação das três espécies de flamingo que dão expediente por ali. É uma visita bem tranquila, com caminhada leve, em área plana. Ali também é possível fazer passeios pelos caminhos abertos no meio de uma imensidão de sal.
Há excursões de dia inteiro também. A melhor opção combina Salar de Atacama com o circuito da Laguna Cejar (com Ojos del Salar e a lagoa Tebinquinche). Há passeios que começam pelo Salar de Atacama e seguem para as Lagunas Altiplánicas. Nesse último caso, deixe para o meio da viagem, pela altitude que ultrapassa os 4.000m.

Duração: meio dia, geralmente no turno da tarde, ou dia inteiro. Altitude: 2.300 m. 

Preço: entre 25.000 e 70.000 pesos chilenos, mais as entradas – a do Salar de Atacama é de 2.500 CLP (novembro/2017).


3° ou 4° dia: Salar de Tara

O lugar fica a 4.300 metros de altitude e por isso é recomendável ir nos últimos dias. A região fica na tríplice fronteira entre Chile, Bolívia e Argentina e possui um dos cenários mais misteriosos do deserto pois tem formações e monumentos construído por lavas do vulcão e esculpidas ao longo dos anos pelos ventos.

Duração: dia inteiro. Altitude: 4.300m. Preço: entre 50.000 e 95.000 pesos chilenos (novembro/2017). Não há cobrança de entrada



dia: Geysers del Tatio

Essa região do campo geotérmico do vulcão Tatio possuem muitas manifestações termais na superfície como mananciais com água fervente e borbulhante, piscinas quentes abaixo e acima de 40ºC, poças de barro fervente, vulcões de barro, fumarolas e claro os Geysers. Os quais dão o nome ao lugar.
A erupção dos gêiseres só se ver em poucos lugares do mundo e no Atacama tem o terceiro maior campo. A erupção dura até pouco depois do nascer do sol, quando há uma diferença na temperatura ambiente e da água, por exemplo, 80°C da água e -2° C do ambiente. Ela se repete a cada manhã e pode ser observada bem de pertinho, seguindo o caminho demarcado que passa entre as chaminés de água e vapor.

Duração: meio dia (é um passeio longo, mas como sai bem cedinho, ocupa só o período da manhã). 

Altitude: 4.300 m. Preço: entre 22.000 e 80.000 pesos chilenos, mais a entrada de 10.000 CLP (novembro/2017). A piscina termal está temporariamente desativada.

DICA: Pela questão de a temperatura no deserto variar de 0 ° C á noite a 40° C durante o dia é importante fazer camadas de roupas para que ao longo do dia você poder retirar, já que geralmente os passeios começam pela madrugada!

Geyser del Tatio
viajenaviagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noronhe-se: Fernando de Noronha, a ilha mais cobiçada pelos famosos e dona da praia mais bonita de 2018

Letícia Ponso lele.ponso@hotmail.com Morro dos Dois Irmãos - Fernando de Noronha yellow.local.ch   O arquipélago Ferna...